sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Transformação Individual e o Futuro do Planeta - Stanislav Grof

Nas últimas poucas décadas, tem se tornado cada vez mais claro que a humanidade está enfrentando uma crise de proporções sem precedentes. A ciência moderna desenvolveu medidas efetivas que poderiam resolver a maior parte dos problemas urgentes do mundo atual – combate à maioria das doenças, eliminar a pobreza e a fome, reduzir a quantidade do desperdício industrial e substituir os combustíveis não renováveis por fontes de energia limpa.

Os problemas que permanecem no caminho não são de natureza econômica e tecnológica. A fonte profunda da crise global está dentro da personalidade humana e reflete o nível de evolução de nossa espécie. Por causa das forças não domadas da psique humana, recursos inimagináveis estão sendo desperdiçados no absurdo da corrida armamentista, luta pelo poder e a perseguição de metas como “crescimento ilimitado.” Esses elementos da natureza humana também impedem uma distribuição mais apropriada das riquezas entre as nações e os indivíduos, bem como a reorientação da ênfase puramente política e econômica para as prioridades ecológicas que são essenciais para a manutenção da vida no planeta.

As negociações diplomáticas, as medidas legais e administrativas, as sanções econômicas e sociais, as intervenções militares e outros esforços semelhantes tiveram muito pouco sucesso até o momento. De fato, eles na realidade produziram mais problemas que soluções. Está se tornando cada vez mais clara a razão pela qual tais medidas só poderiam falhar. Em primeiro lugar, é impossível aliviar a crise pela aplicação de estratégias baseadas apenas na ideologia que a criou. Em última análise, a crise global atual é de natureza psico/espiritual. Desse modo é difícil imaginar que ela pudesse ser resolvida sem a transformação interna radical da humanidade e sua elevação a um nível mais alto de maturidade emocional e consciência espiritual.

Considerando o papel de destaque da violência e da ganância na história humana, a possibilidade de transformação da humanidade atual em um conjunto de indivíduos capazes de uma coexistência pacífica com seus companheiros dos sexos masculino e feminino, a despeito das diferenças de cor, raça e convicção política e religiosa, sem falar nas outras espécies, certamente não parece muito plausível. Estamos enfrentando um desafio tremendo de instalar na humanidade profundos valores éticos, sensibilidade para as necessidades dos outros, simplicidade voluntária e um agudo senso para com os imperativos ecológicos. Num primeiro relance, essa tarefa parece ser utópica e não realista e não oferecer nenhuma real esperança.



Entretanto, a situação não é tão desesperadora quanto parece. Como vimos antes, a transformação profunda do tipo necessário é exatamente a que acontece no curso do trabalho interno sistemático usando os estados holotrópicos, seja ele uma prática de meditação, profundas formas de terapia experiencial ou um trabalho feito com responsabilidade e supervisão de profissionais treinados no uso de substâncias psicodélicas. Mudanças semelhantes podem também ser obtidas em pessoas que experienciam crise psico/espirituais espontâneas e têm o privilégio de dispor de um bom sistema de apoio e acompanhamento sensível.

Uma estratégia de vida que integre o trabalho interno profundo com a ação inspirada no mundo esterno pode assim tornar-se um importante fator de solução da crise global, desde que praticada numa escala suficientemente ampla. A transformação interna e a evolução acelerada da consciência podem melhorar significativamente nossas chances de sobrevivência e de coexistência pacífica. Eu colecionei e descrevi sistematicamente os insights dos estudos dos estados holotrópicos na esperança que aquelas pessoas que irão escolher tal caminho ou as que já o estejam trilhando os considerem úteis e as ajudem em sua própria jornada.

(Retirado de: "O Jogo Cósmico"; de Stanislav Grof)

Um comentário:

Adriano disse...

Como esperar uma mudança global de valores se as forças não auto-controladas da psique humana são "imperceptivelmente" manipuladas?
Deixo um link pra desconstrução do ser: https://www.youtube.com/watch?v=UAbaC7jm-9A#aid=P-kptVFtu6k.