quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A Perfeita Ilusão: Os Segredos da Identidade Falsa - Stanislav Grof


Nos estados holotrópicos, podemos transcender as fronteiras do ego corporificado com o qual nós usualmente nos identificamos e ter experiências convincentes de nos tornar outras pessoas, animais, plantas e mesmo partes inorgânicas da natureza ou vários seres mitológicos. Descobriremos que a separação e descontinuidade que nós usualmente percebemos dentro da criação é arbitrária e ilusória. E quando todas as fronteiras são dissolvidas e por nós transcendidas, poderemos experienciar a identificação com a própria fonte criativa, seja na forma da Consciência Absoluta seja como o Vazio Cósmico. Nós então descobriremos que nossa identidade real não é o self individual, mas o Self Universal.


Se for verdade que nossa natureza mais profunda é divina e que nós somos idênticos ao princípio criativo do universo, como explicamos a intensidade da crença que somos um corpo físico existindo num mundo material? Qual seria a natureza dessa ignorância fundamental referente à nossa verdadeira identidade, esse véu misterioso do esquecimento que Alan Watts chamou de “tabu de saber quem somos”? (Watts 1966). Como é possível que uma entidade infinita espiritual eterna cria a partir de si mesma e dentro de si mesma um fac-símile virtual de uma realidade tangível povoada por seres sencientes que experienciam a si mesmos como separados de sua fonte e uns dos outros? Como podem os atores do drama cósmico ser iludidos acreditando na existência objetiva de sua realidade ilusória?



A melhor explicação que eu já ouvi de pessoas com as quais eu trabalhei é que o princípio criativo cósmico instala armadilhas para si mesmo para se aperfeiçoar. A intenção criativa atrás da brincadeira cósmica é materializar realidades experimentais que ofereceriam as melhores oportunidades para aventuras da consciência. Para atingir sua finalidade elas têm que ser convincentes e críveis em todos os detalhes. Poderemos usar aqui como exemplos trabalhos de arte tais como peças teatrais ou filmes cinematográficos. Elas uma vez ou outra podem ser interpretados com tal perfeição que podem nos fazer esquecer que aquilo que estamos vendo são eventos fictícios, sem nenhuma realidade, e então reagir como se fossem reais. Além disso, um bom ator ou atriz podem algumas vezes perder sua verdadeira identidade e fundir temporariamente com os personagens que estão personificando.

O mundo no qual vivemos tem muitas características que a Consciência Absoluta em sua forma pura não possui, tais como a pluralidade, polaridade, materialidade, mutabilidade e impermanência. O projeto de criação de um fac-símile que é a realidade material dotada de tais propriedades é executado com uma tal perfeição artística e científica que as unidades projetadas de consciência da Mente Universal acham-no inteiramente convincente e consideram-no como real. Numa expressão extrema desse talento artístico, representada por um ateu, o Divino é realmente bem sucedido ao sugerir argumentos não apenas contrários à sua participação na criação, mas também contra sua própria existência. (...)

É certamente muito mais fácil associar a divindade com a beleza que com a feiúra. Entretanto, sob um ponto de vista mais amplo, incluir a feiúra no esquema universal faz o espectro da existência ser mais rico e cheio e ajuda a disfarçar a natureza divina da criação. A imagem do hediondo pode ser executada com grande perfeição e ser capaz de fazer isso constitui um desafio interessante. Quando percebemos que a natureza complexa da Consciência Cósmica inclui, entre outras, certas características que, em nosso nível, percebemos existir refletidas em certos artistas e cientistas, a tendência de explorar o espectro inteiro das possibilidades, inclusive o feio e enojante, de repente parece não ser muito surpreendente. (...)

De acordo com o nosso critério usual, Albert Einstein é um gênio que certamente supera de muito seus semelhantes humanos, nada sendo necessário dizer com relação aos primatas tais como o chimpanzé. Entretanto, de uma perspectiva cósmica, não existe nenhuma diferença hierárquica entre Einstein e um macaco, desde que ambos são espécimens perfeitos do que estavam destinados a ser. Numa peça de Shakespeare, um rei é certamente superior ao bobo de sua corte. Entretanto, o status de Lawrence Olivier como ator não oscila em função de qual dos dois ele está representando, desde que seu desempenho seja impecável. Similarmente, Einstein é Deus representando impecavelmente o papel de Albert Einstein e um chimpanzé é Deus representando perfeitamente o papel de um chimpanzé. (...)

O mesmo pode ser dito a respeito de um sapo feio, uma criatura que foi incluída no esquema universal com uma finalidade específica pela mesma fonte que foi capaz de criar a “borboleta de fraque”, o pavão e a gazela. É a perfeição absoluta da criação, entendida nesse sentido, que parece ser responsável pelo “tabu de saber quem somos”. A realidade virtual simulando um universo material é projetada e realizada com uma tal riqueza e com um tal cuidado dos mínimos detalhes que seu resultado é absolutamente convincente e crível. As unidades de consciência lançadas como protagonistas dos incontáveis papeis deste show dos shows se vêem misturadas e presas nesta complexa e intrincada teia de ilusionismo mágico.

Podemos agora reunir os insights dos estados holotrópicos referentes ao “tabu de saber quem somos.” Em todos os níveis da criação, com exceção do Absoluto, a participação no jogo cósmico exige que as unidades de consciência esqueçam sua verdadeira identidade, que assumam uma individualidade separada e que percebam e tratem os outros protagonistas como fundamentalmente diferentes de si mesmas. O processo criativo gera muitos domínios com características diferentes e cada um deles oferece oportunidades únicas de refinadas experiências da consciência. A experiência do mundo da matéria bruta e a identificação com um organismo biológico vivendo nesse mundo é apenas uma forma extrema desse processo universal.

A maestria com a qual o princípio criativo está apto a retratar os diferentes reinos da existência parece fazer a experiência dos papeis envolvidos tão convincentes e críveis que é extremamente difícil detectar sua natureza ilusória. Além disso, as possibilidades de ser superada a ilusão da separação, experienciando a reunificação com o fonte são associadas a extremas dificuldades e ambigüidades complexas. Em essência, nós não temos uma identidade fixa e podemos experimentar a nós mesmos como qualquer coisa no continuo desde o self corporificado até a Consciência Absoluta. A extensão e o grau de livre escolha que temos como protagonistas nos diferentes níveis do jogo cósmico, decresce à medida em que a consciência desce do Absoluto até o plano da existência material e cresce no curso da viagem do retorno espiritual. Desde que por nossa própria natureza somos seres espirituais ilimitados, entramos no jogo cósmico na base da livre escolha e ficamos presos pela perfeição com a qual ele é executado.
.
"Retirado de: O Jogo Cósmico; de Stanislav Grof"

Nenhum comentário: